Depois de assistir o jogo Argentina x Nigéria no estádio do Inter, o Beira Rio (Porto Alegre - RS), fomos passar um dia em Gramado, a cidade brasileira que tem mais cara de Europa que a própria Europa!
De carro, pegamos a BR-116, no trecho conhecido como Rota Romântica, uma estradinha de pista simples, cheia curvas mas, sem dúvida, cênica! Outras estradas também fazem parte da Rota, mas não passei por elas.
O trecho tem pouco mais de 90km mas por ser bastante sinuoso e devido a chuva torrencial que caia na hora demoramos quase 4 horas pra chegar à Gramado.
E estrada passa por várias cidades bacaninhas, como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Picada Café e Nova Petrópolis, e tem vários mirantes no percurso pra admirar a vista. É de perder o fôlego! A vegetação fechada com cores outonais, a serra encoberta pela neblina, tudo contribui para a formação do cenário romântico que deu fama à região. As cidades do entorno tem forte presença da cultura alemã, o que se reflete na arquitetura das construções locais.
No verão e na primavera, no trecho de chegada em Gramado e Canela, a pista fica margeada por hortências de cores diversas! Não esse pedacinho da estrada entre Nova Petrópolis e Canela é conhecido como Região das Hortências.
O caminho é bem sinalizado, com mapinhas da Rota Romântica espalhados por todo o trajeto. Antes de chegar a Gramado tem um pedágio que não aceita o "Sem Parar". Então, é bom ter pelo menos a graninha do pedágio em mãos.
Nesse trecho da BR-116 também não existem postos de combustível. Pra abastecer o carango só entrando nas cidades mesmo.
Não pude descer do carro pra tirar fotos nos mirantes, porque, como falei acima, pegamos chuva na viagem toda. Mas ainda assim a vista compensou cada segundo que passamos dentro do carro.
Todas as imagens foram retiradas do site http://www.rotaromantica.com.br