Pesquisa Rápida

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Reims: bate e volta a partir de Paris

Situada na famosa região de Champagne, Reims é uma cidade ideal para um bate e volta a partir de Paris. O trajeto leva mais ou menos 50 minutos de trem, e o lugar é um charme. Além de ser sede de um grande número de "caves" famosas a cidade foi palco da coroação de muitos reis franceses, sendo conhecida como a "cidade dos reis".


Eu agendei uma visita a uma das "caves", locais onde se armazenam as garrafas de champanhe e onde se finaliza o processo de produção. A Mumm, bastante conhecida por ser a bebida oficial da Fórmula 1, fica muito bem localizada, a 10 minutos a pé da estação de trem. Foi para onde decidimos ir, já que as outras caves conhecidas ficavam todas distantes do centro a cidade.

Para as visitas a maioria das caves exige reserva prévia. Na Mumm a reserva é feita através do preenchimento de um formulário no próprio site, e você mesmo escolhe o horário. Não é necessário nenhum  pré-pagamento,e o ingresso é adquirido na hora na recepção.



Recepção da Mumm

Chegamos uns minutos antes do horário agendado e escolhemos o tipo de degustação que faríamos ao final da visita. O guia falava um excelente inglês, e por isso foi bem fácil acompanhar a explicação.

A visita permite entender o passo a passo da produção da champanhe e entender melhor o porquê desta bebida ser tão apreciada no mundo todo. Durante os aproximados 45 minutos do tour vimos garrafas e mais garrafas produzidas de uma forma extremamente artesanal, e o resultado foi conferido minuciosamente no momento da degustação. Quanto mais caro o ingresso mais cara e rara a bebida degustada. Nosso bilhete de 20 euros deu direito a duas taças de duas safras diferentes. Uma delícia!



Muitos km's de "caves"  


   Garrafas de Champanhe em processo de produção

 Degustação...hmmm


Na saída da cava tem uma lojinha com garrafas e outros suvenires interessantes da marca.

Depois das duas taças fomos para o centro da cidade conhecer a Catedral de Notre-Dame de Reims, que fica uns 10 minutinhos a pé da Mumm. A igreja, localizada numa praça linda e ampla, é até mais imponente que a Notre-Dame de Paris e, ao lado da Catedral de Chartres, é considerada a Catedral gótica mais importante da França.


                                                Fachada da Catedral de Notre-Dame de Reims


Foi no local da Catedral de Reims que Clóvis I foi batizado em 498, além de seu altar ter servido como palco para várias coroações reais, dentre elas a de Carlos VII. Hoje a igreja também possui um espaço dedicado a heroína francesa Joana D'Arc, canonizada em 1920 pela Igreja Católica.


Joana D'Arc na Catedral de Reims

A Catedral de Reims também possui magníficos vitrais e uma rosácea gigantesca na fachada principal. Vale muito a pena conferir esta igreja eleita pela UNESCO como um dos Patrimônios da Humanidade.

Um dos magníficos vitrais da Catedral

Depois das visitas fomos almoçar no restaurante muito bem cotado Café du Palais, que fica na praça da Catedral. O almoço estava fantástico, com um preço bem acessível. Sem dúvida eu recomendo. 

Fachada do restaurante aberto desde 1930

Informações Práticas:

Champagne G.H. Mumm: agendar horário de visitas pelo site>> http://www.ghmumm.com
Entradas: de 13 a 25 euros (depende do tipo de degustação)
End.: 34, rue Champ de Mars, 51100, Reims.

Catedral de Reims: aberta das 07:30h as 19:30h
Entrada gratuita
End.: Place du Cardinal Luçon  51100 Reims, França

Café du Palais: fechado às segundas-feiras e domingos, demais dias aberto das 09:30h as 20:30h. 
End.: 14, Place Myron Herrick, 51100, Reims

Nenhum comentário:

Postar um comentário